Em “Fragmentado”, M Night Shyamalan mostra que está voltando ao caminho certo
|Um cineasta com pelo menos duas obras primas em seu currículo, mas cujas ideias mirabolantes para fazer um cinema de terror e suspense também já conduziram a desastres de proporções gigantescas, este é M Night Shyamalan, que está mais uma vez de volta às telas de cinema com mais uma de suas ideias: Fragmentado.
E depois de um longo período sem conseguir impressionar ninguém com seus filmes, parece que “Fragmentado” pode ser uma volta a cena baseada em uma boa ideia.
No roteiro, escrito pelo próprio cineasta, Kevin (James McAvoy) é um homem com sérios problemas mentais, segundo sua analista, a Dra Karen Fletcher (Betty Buckley), que desenvolveu nada menos do que 23 personalidades diferentes. A terapeuta tenta tratar e usá-lo como objeto de estudos, mas não chega a dar importância aos perigos que ele possa vir a oferecer à sociedade.
Assim, Kevin consegue sequestrar 3 adolescentes Claire (Haley Lu Richardson), Marcia (Jessica Sula) e Casey (Anya Taylor-Joy); são levadas por ele para um cativeiro, sem muita esperança de fuga.
A história que Shyamalan constrói a partir daí é de um suspense crescente e mesmo já tendo entrado no cinema esperando por reviravoltas, elas não deixam de surpreender.
Também surpreendente, a atuação de James McAvoy, que convence como o tresloucado e perigoso Kevin; as mudanças em sua expressão corporal a cada personalidade que se manifesta são admiráveis. Trabalho de grande ator mesmo.
Se “Fragmentado” ainda não é aquela terceira obra-prima que tanto esperamos que Shyamalan entregue, mas mostra que ele pode estar encontrando novamente o caminho certo e quem sabe, no próximo filme, ele volte a encantar. Por enquanto, neste daqui, ele só nos divertiu.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “Fragmentado”: