Lista: Os 13 melhores filmes baseados na obra de Jane Austen

ORGULHO E PRECONCEITO (1995) - FOTO: REPRODUÇÃO

Como escritora, Jane Austen parece ter produzido muito pouco, quantitativamente falando, com apenas 6 romances, uma peça de teatro e mais umas 10 histórias, entre contos, obras inacabadas e escritos de sua juventude, mas esta “pequena” obra é tão impressionante que deu a ela o status mais do que merecido de maior escritora da língua inglesa.

Com um bom senso de humor, uma crítica social, e uma doçura romântica sem precedentes, suas histórias estão bastante a frente de seu tempo, mostrando a condição feminina e seus grandes desafios, na sociedade rural britânica, em pleno século XVIII.

Um assunto muito próximo de Austen, já que ela vivia os mesmos desafios do que suas personagens, em uma época em que encontrar um pretendente adequado poderia ser o grande objetivo para uma mulher e muitas vezes, um bom casamento significava a sobrevivência de toda a sua família.

Sua obra é tão rica que o cinema muitas e muitas vezes a tem explorado, tanto em adaptações mais literais, como em outras que trazem suas tramas para os dias atuais, como “As Patricinhas de Beverly Hills” (1995), baseada livremente em “Emma”, “Sem Prada Nem Nada” (2011), uma “atualização” latina para “Razão e Sensibilidade”, “Aromas e Sensibilidade” (2011), outra atualização para “Razão e Sensibilidade” e “Noiva e Preconceito” (2004), um inusitado musical de Bollywood de “Orgulho e Preconceito”.

Outros filmes apenas citam de alguma forma a obra da escritora, como “O Diário de Bridget Jones” (2001), “Jane Austen em Manhattan” (1980), “O Clube de Leitura de Jane Austen” (2007) e “Lost in Austen” (2008) e há também aqueles baseados em “Fan Fics”, histórias escritas por fãs que têm o universo de Jane Austen como inspiração como “Orgulho Preconceito e Zumbis” (2016) e “Death Comes to Pemberley (2013).

A própria vida de Jane Austen virou tema de pelo menos dois grandes filmes obrigatórios para todos os que admiram a escritora:  “Amor e Inocência” (2007)  e “Miss Austen Regrets” (2008).

Mas a lista desta semana da Revista Eletricidade foi buscar nas adaptações mais literais das obras de Jane Austen uma lista com os 13 melhores filmes e minisséries que também estão entre os mais cultuados pelos fãs da escritora. Qualquer um dos 13 filmes e/ou minisséries desta lista é uma viagem a um universo de sonho e romantismo que não existe mais hoje em dia, mas que não nos cansamos de visitar.

Bora sonhar e suspirar um pouco, antes que todos os rapazes em possessão de uma grande fortuna e todas as moças que não são suficientemente atraentes para tentar estes rapazes já estejam comprometidos?

Lista: os 13 melhores filmes baseados em Jane Austen 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe: