Categorias: Cinema

Birdman é o grande vencedor do Oscar 2015

Aconteceu ontem, a cerimônia de premiação do Oscar 2015; em noite de gala no tradicional “Dolby Theater”, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood confirmou o favoritismo de “Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)”.

Com nove indicações, o filme foi o grande vencedor da noite, levando para casa quatro estatuetas, incluindo as mais importantes e aguardadas da noite; a de melhor diretor, para o mexicano Alejandro González Iñárritu e de melhor filme. Além dessas, Birdman também ganhou nas categorias roteiro original e fotografia.

Por outro lado, o outro filme que estava em altíssima cotação nas bolsas de apostas, “Boyhood – Da Infância a Juventude”, do diretor Richard Linklater, que tinha seis indicações, levou apenas um prêmio, o de melhor atriz coadjuvante para Patricia Arquette.

Também da lista de favoritos entre os apostadores e bolões, o filme “O Grande Hotel Budapeste” foi vencedor em apenas quatro categorias, das nove categorias para que foi indicado e ainda assim apenas nos chamados prêmios técnicos, o filme de Wes Anderson levou os prêmios de melhor design de produção, melhor cabelo e maquiagem, trilha sonora e figurino.

O filme independente “Whiplash” conseguiu ganhar três prêmios, o de melhor ator coadjuvante, para o veterano JK Simmons, de melhor edição e de mixagem de som.

Com poucas surpresas nas premiações, a festa em si foi morna, com o apresentador Neil Patrick Harris conseguindo fracas reações do público para suas piadas, exceto para a imitação que fez para uma cena de “Birdman”, em que o personagem vivido por Michael Keaton fica preso, fora do teatro, vestindo apenas uma cueca. Neal Patrick Harris atravessou os bastidores do teatro Dolby e subiu ao palco usando apenas uma cueca branca, para as gargalhadas do público.

Os momentos de maior emoção da noite foram dois musicais; John Legend e do rapper Common, apresentaram a música “Glory”, do filme “Selma”, acompanhados de um coro gospel, em um cenário que reproduzia a ponte Edmund Pettus, onde acontece uma das cenas mais importantes do filme. A música levantou toda a plateia do Dolby Theater e não foram poucos os atores flagrados com lágrimas nos olhos diante da beleza da apresentação.

Muitos críticos lembraram que “Selma” foi um dos filmes mais injustiçados do ano, e que merecia ter recebido pelo menos mais duas indicações, para melhor diretor (Ava Duvernay) e para melhor ator (David Oyelowo), além das duas que recebeu, para melhor filme e canção original.

A emoção voltou a ocupar o Dolby Theater quando a cantora Lady Gaga subiu ao palco para homenagear os 50 anos do clássico musical “A Noviça Rebelde”; apresentando um medley com algumas canções do filme, o show de Gaga surpreendeu o público com sua bela voz, mostrando que também é capaz de levar muito bem um repertório mais clássico, bem diferente de seu repertório habitual. Chamando ao palco a atriz Julie Andrews, recebida por uma plateia emocionada, que a aplaudia de pé, a estrela de “A Noviça Rebelde” agradeceu e elogiou a performance de Gaga, dizendo “que tinha aquecido seu coração”. “A Noviça Rebelde” foi um enorme sucesso, nas salas de cinema e na premiação da Academia, recebendo 5 dos 10 Oscars a que foi indicado no ano de 1966.

O anúncio de melhor filme foi feito pelo ator Sean Penn, que aproveitou a oportunidade para provocar o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, com uma piada de cunho racista, xingando o fato dele ter conseguido um green card para tirar o prêmio de um diretor americano.

Adriana Maraviglia
@drikared

Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2015:

Melhor filme
Birdman

Melhor diretor
Alejandro Gonzáles Iñárritu – Birdman

Melhor ator
Eddie Redmayne – A teoria de tudo

Melhor atriz
Julianne Moore – Para sempre Alice

Melhor ator coadjuvante
JK Simons – Whiplash

Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette – Boyhood: Da infância à juventude

Melhor filme estrangeiro
Ida – Polônia

Melhor documentário
CitizenFour

Melhor documentário em curta-metragem
Crisis Hotline: Veterans Press 1

Melhor roteiro original
Birdman

Melhor roteiro adaptado
O jogo da imitação

Melhor fotografia
Birdman

Melhor animação
Operação Big Hero

Melhor animação em curta-metragem
Feast

Melhor curta-metragem em ‘live-action’
The phone call

Melhor edição
Whiplash

Melhor design de produção
O grande hotel Budapeste

Melhor figurino
O grande hotel Budapeste

Melhor maquiagem e cabelo
O grande hotel Budapeste

Melhores efeitos visuais
Interestelar

Melhor trilha sonora
O grande hotel Budapeste

Melhor canção
“Glory” de John Stephens e Lonnie Lynn – Selma

Melhor edição de som
Sniper americano

Melhor mixagem de som
Whiplash

Compartilhe:

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Silva e Filipe Catto apresentam Turnê Novabrasil em SP

A Novabrasil apresenta neste ano a Turnê Novabrasil, uma série de shows que celebram a… Leia mais

11 meses ago

A volta dos Rolling Stones: Hackney Diamonds no Antigas Novidades

THE ROLLING STONES - foto: @markseliger Os Rolling Stones e o seu sensacional novo disco… Leia mais

11 meses ago

Rustin: a história esquecida de um herói

RUSTIN - foto: REPRODUÇÃO Com a temporada de premiações de Cinema cada vez mais perto,… Leia mais

11 meses ago

Rumores de nova turnê norte americana dos Stones

Depois do lançamento de "Hackney Diamonds", no dia 20/10, os fãs da banda Rolling Stones… Leia mais

11 meses ago

Brasileiros na Finlândia registram aurora boreal raríssima

Novembro começou inédito para os apaixonados pela aurora boreal. Desde o início do mês, moradores… Leia mais

12 meses ago

“O Assassino” de David Fincher é um thriller psicológico imperdível

E chegou finalmente nesta sexta-feira (10/11) à grade da Netflix o filme "O Assassino", do… Leia mais

12 meses ago