Birdman é o grande vencedor do Oscar 2015
Aconteceu ontem, a cerimônia de premiação do Oscar 2015; em noite de gala no tradicional “Dolby Theater”, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood confirmou o favoritismo de “Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)”.
Com nove indicações, o filme foi o grande vencedor da noite, levando para casa quatro estatuetas, incluindo as mais importantes e aguardadas da noite; a de melhor diretor, para o mexicano Alejandro González Iñárritu e de melhor filme. Além dessas, Birdman também ganhou nas categorias roteiro original e fotografia.
Por outro lado, o outro filme que estava em altíssima cotação nas bolsas de apostas, “Boyhood – Da Infância a Juventude”, do diretor Richard Linklater, que tinha seis indicações, levou apenas um prêmio, o de melhor atriz coadjuvante para Patricia Arquette.
Também da lista de favoritos entre os apostadores e bolões, o filme “O Grande Hotel Budapeste” foi vencedor em apenas quatro categorias, das nove categorias para que foi indicado e ainda assim apenas nos chamados prêmios técnicos, o filme de Wes Anderson levou os prêmios de melhor design de produção, melhor cabelo e maquiagem, trilha sonora e figurino.
O filme independente “Whiplash” conseguiu ganhar três prêmios, o de melhor ator coadjuvante, para o veterano JK Simmons, de melhor edição e de mixagem de som.
Com poucas surpresas nas premiações, a festa em si foi morna, com o apresentador Neil Patrick Harris conseguindo fracas reações do público para suas piadas, exceto para a imitação que fez para uma cena de “Birdman”, em que o personagem vivido por Michael Keaton fica preso, fora do teatro, vestindo apenas uma cueca. Neal Patrick Harris atravessou os bastidores do teatro Dolby e subiu ao palco usando apenas uma cueca branca, para as gargalhadas do público.
Os momentos de maior emoção da noite foram dois musicais; John Legend e do rapper Common, apresentaram a música “Glory”, do filme “Selma”, acompanhados de um coro gospel, em um cenário que reproduzia a ponte Edmund Pettus, onde acontece uma das cenas mais importantes do filme. A música levantou toda a plateia do Dolby Theater e não foram poucos os atores flagrados com lágrimas nos olhos diante da beleza da apresentação.
Muitos críticos lembraram que “Selma” foi um dos filmes mais injustiçados do ano, e que merecia ter recebido pelo menos mais duas indicações, para melhor diretor (Ava Duvernay) e para melhor ator (David Oyelowo), além das duas que recebeu, para melhor filme e canção original.
A emoção voltou a ocupar o Dolby Theater quando a cantora Lady Gaga subiu ao palco para homenagear os 50 anos do clássico musical “A Noviça Rebelde”; apresentando um medley com algumas canções do filme, o show de Gaga surpreendeu o público com sua bela voz, mostrando que também é capaz de levar muito bem um repertório mais clássico, bem diferente de seu repertório habitual. Chamando ao palco a atriz Julie Andrews, recebida por uma plateia emocionada, que a aplaudia de pé, a estrela de “A Noviça Rebelde” agradeceu e elogiou a performance de Gaga, dizendo “que tinha aquecido seu coração”. “A Noviça Rebelde” foi um enorme sucesso, nas salas de cinema e na premiação da Academia, recebendo 5 dos 10 Oscars a que foi indicado no ano de 1966.
O anúncio de melhor filme foi feito pelo ator Sean Penn, que aproveitou a oportunidade para provocar o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, com uma piada de cunho racista, xingando o fato dele ter conseguido um green card para tirar o prêmio de um diretor americano.
Adriana Maraviglia
@drikared
Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2015:
Melhor filme
Birdman
Melhor diretor
Alejandro Gonzáles Iñárritu – Birdman
Melhor ator
Eddie Redmayne – A teoria de tudo
Melhor atriz
Julianne Moore – Para sempre Alice
Melhor ator coadjuvante
JK Simons – Whiplash
Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette – Boyhood: Da infância à juventude
Melhor filme estrangeiro
Ida – Polônia
Melhor documentário
CitizenFour
Melhor documentário em curta-metragem
Crisis Hotline: Veterans Press 1
Melhor roteiro original
Birdman
Melhor roteiro adaptado
O jogo da imitação
Melhor fotografia
Birdman
Melhor animação
Operação Big Hero
Melhor animação em curta-metragem
Feast
Melhor curta-metragem em ‘live-action’
The phone call
Melhor edição
Whiplash
Melhor design de produção
O grande hotel Budapeste
Melhor figurino
O grande hotel Budapeste
Melhor maquiagem e cabelo
O grande hotel Budapeste
Melhores efeitos visuais
Interestelar
Melhor trilha sonora
O grande hotel Budapeste
Melhor canção
“Glory” de John Stephens e Lonnie Lynn – Selma
Melhor edição de som
Sniper americano
Melhor mixagem de som
Whiplash
Compartilhe:
Artigos Relacionados
-
Sequência de “Simplesmente Amor” ganha trailer
Nenhum comentário | maio 12, 2017
-
Clássico de Hitchcock ganha nova versão na Netflix
Nenhum comentário | set 9, 2020
-
Divulgadas primeiras imagens de “Ford vs Ferrari”
Nenhum comentário | maio 31, 2019
-
“Black Mirror” estreia seu episódio interativo “Bandersnatch”
Nenhum comentário | dez 29, 2018