A busca da natureza para redenção
|Mais uma surpreendente história da vida real que vai parar nos cinemas, “Livre” tem seu roteiro baseado na autobiografia de Cheryl Strayed (Reese Witherspoon), entitulada “Wild: From Lost To Found On The Pacific Crest Trail”.
O projeto do filme é uma aposta da própria Reese Witherspoon, que, descontente com os papeis que vinha recebendo como proposta dos grandes estúdios e produtoras, decidiu criar sua própria produtora.
A adaptação do roteiro ficou nas mãos do prestigiado escritor Nick Hornby que optou por idas e vindas no tempo para mostrar o que levou uma mulher comum, recém divorciada e sem qualquer preparo físico ou experiência prévia, a colocar uma mochila maior do que ela nas costas e enfrentar as 1100 milhas de caminho entre desertos e montanhas da chamada “Pacific Crest Trail”, uma trilha para ser feita a pé que segue próxima da costa oeste dos EUA, e corta o país de ponta a ponta, indo da fronteira com o México até a fronteira com o Canadá.
Nem é preciso dizer que os cenários atravessados por Cheryl são pura beleza natural, mas o desconforto físico que ela parece estar enfrentando por quase todo o tempo não parece deixar a vista de desertos e montanhas assim, tão atraente assim aos olhos do público.
Além de captar a beleza e os perigos do caminho, o diretor Jean-Marc Vallee mostra todo o horror da vida pregressa de Cheryl como se filmasse um pesadelo, em contraste com o cenário de sonho da trilha.
Aí, merece destaque a interação entre Reese Witherspoon e Laura Dern, que interpreta Bobbi, a mãe de Cheryl, talvez a responsável pela maior de suas feridas e também a mais difícil de curar.
A caminhada solitária pela maior parte do tempo, também traz novos personagens para a vida de Cheryl e com eles ela parece aprender cada vez mais.
“Livre” é um daqueles filmes que ajudam a revelar o quanto realmente estamos desconectados da natureza e o quanto um contato real com ela pode ser a cura para todos os nossos males.
Adriana Maraviglia
@drikared
Texto publicado originalmente no blog Planeta Cinema
Assista ao trailer de “Livre”: