Suspense argentino “Tese sobre um Homicídio” é lição de bom cinema
|O cinema da Argentina tem chegado a patamares surpreendentes nos últimos tempos, depois do merecido Oscar de filme estrangeiro para o sensacional “O Segredo dos seus Olhos” (2009), também com o grande ator Ricardo Darín encabeçando o elenco e o mesmo time de produtores, chega às telas “Tese sobre um Homicídio” (2013).
Roberto (Ricardo Darín) é um prestigiado professor de direito criminal que dá aulas para turmas de pós graduação na universidade, quando, no estacionamento embaixo da janela de sua classe, uma mulher é assassinada.
A polícia que investiga o crime, passa a procurar por um psicopata, mas para Roberto, Gonzalo (Alberto Amman), um dos alunos de sua turma e filho de um velho amigo, passa a ser o maior suspeito, por desafiá-lo veladamente todo o tempo.
Sem razões para confiar no sucesso da polícia na investigação, o professor passa a investigar por conta própria o homicídio, juntando cada vez mais evidências, que no entanto, ainda não são boas o bastante para construir um caso sólido contra seu aluno.
Como o aluno de Roberto, o filme desafia o espectador a acompanhar em detalhes a penosa investigação, vendo um grande profissional da lei, sentir-se obrigado a seguir o que dita seus instintos, enquanto praticamente se desmonta diante de nossos olhos.
Algo que ganharemos muito aprendendo, especialmente agora em que o cinema brasileiro parece preso para sempre em uma fase de comedinhas chatas e sem nenhuma graça.
@drikared
Confira o trailer de “Tese sobre um Homicídio”