Segundo disco do Chickenfoot prova que supergrupo pode ser uma grande banda

CHICKENFOOT - CHICENFOOT IIIO supergrupo resultante da união do vocalista Sammy Haggar (ex-Van Halen), com o guitarrista Joe Satriani, o baixista Michael Anthony (ex-Van Halen) e o baterista Chad Smith (Red Hot Chilli Peppers) chega ao seu segundo disco, “Chickenfoot III” expandindo suas “asas” musicais e trazendo uma boa coleção de 11 novas canções para seu repertório.

Mais relaxados e integrados como músicos, depois da turnê que se seguiu ao lançamento do primeiro disco “Chickenfoot II” (2009) e do DVD Get Your Buzz On Live (2010), neste novo trabalho eles começam a soar ainda mais como uma banda, deixando de lado um pouco os excessos virtuosísticos que complicaram a sonoridade do primeiro disco.

E em nome da descomplicação, o novo disco foi gravado ao vivo, no estúdio, o que o torna ainda mais eletrizante. Vale também prestar atenção nas harmonias vocais entre Sammy Haggar e Michael Anthony, herança dos anos em que trabalharam juntos no Van Halen e um dos muitos pontos de interesse da banda.

“Last Temptation” abre os trabalhos com um bom hard rock construído sobre uma irresistível levada blues e solos incríveis de Joe Satriani. “Alright” vem a seguir, bateria em primeiríssimo plano e refrão que gruda no ouvido a primeira audição.

A terceira canção, “Diferent Devil” tem um outro clima e mais “camadas” a serem exploradas. Guitarras acústicas, teclados e uma melodia que cresce da balada suave para um pop/rock bom de ouvir. Também no lado mais suave, do disco, a balada “Come Closer” é uma das melhores coisas do disco, simples, mas linda.

E já que falamos no lado suave, precisamos também mostrar o lado duro; “Three And A Half Letters” traz Sammy Haggar lendo trechos de cartas com pedidos de ajuda reais que recebem das vítimas da crise econômica que andou atropelando vidas e sonhos dos americanos nos últimos anos. Na melodia, a guitarra de Satriani consegue traduzir perfeitamente a angústia e a urgência destes pedidos.

A música “Big Foot” foi a escolhida como primeiro single deste novo disco e já tem videoclipe na rede. Por sinal, a banda mostra que sabe usar muito bem a internet e não só postou diversos vídeos contando a história de cada faixa do disco, como fez um show ao vivo, online.

“Something Going Wrong” vai buscar inspiração em raízes blues/folk para construir a faixa que me pareceu a mais completa do disco, com solos de guitarra matadores entremeados com guitarra acústica e banjo; criando uma sonoridade bem distante de tudo o que o primeiro álbum apontava.

O Chickenfoot que começou com aquela cara de música para festa, expressando o modo de vida invejável dos seus componentes, no qual, as praias da California, tequila, mulheres e carros velozes ocupam a maior parte do espaço, agora se mostra também sensível a preocupações sociais e políticas; a décima primeira faixa, “No Change” tem letra que critica as muitas mentiras dos políticos e seus governos.

No começo de outubro, a banda já cai na estrada, são por enquanto 5 shows nos EUA, mas isso é só o começo e claro, para os brasileiros que ainda não conferiram o Chickenfoot de perto já começa a nascer uma expectativa de que finalmente passem por aqui.

Adriana Maraviglia
@drikared

 

Faixas de “Chickenfoot III”:

1. Last Temptation
2. Alright
3. Different Devil
4. Up Next
5. Lighten Up
6. Come Closer
7. Three And A Half Letters
8. Big Foot
9. Dubal Blues
10. Something Gone Wrong
11. No Change (faixa oculta)

Confira o videoclipe de Big Foot, o primeiro single de Chickenfoot III:

 

 

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).