Simplified traz novas versões para velhos sucessos do Simply Red
|Chega às lojas o novo trabalho da banda britânica Simply Red, o nono da carreira e o primeiro pelo selo independente especializado em Jazz Verve. “Simplified” está sendo lançado no Brasil pela gravadora Som Livre.
A idéia por trás do disco é uma velha conhecida de nós brasileiros, desde que a “maré” de acústicos inundou o nosso mercado há alguns anos, já temos muita familiaridade com shows e discos que apresentam o repertório de hits de um artista de uma forma alternativa seja com instrumentos acústicos, sessões de cordas, orquestras inteiras ou apenas voz e piano/violão.
Assim como nos acústicos, a simplificação ficou só no papel e o que se vê na prática é a transformação de hits pop em delicadas e sofisticadas melodias, e talvez, de difícil assimilação para quem esperava o “arroz e feijão” do chamado disco de greatest hits ao vivo.
“Perfect Love”, a faixa de abertura e a primeira das três inéditas do disco é Simply Red com “sotaque” cubano, tem um irresistível apelo dançante e conta com a participação especial da cantora Danae.
O arranjo do hit “Something Got Me Started” também recebeu um tratamento latino, mas de outra origem, em “Simplified” a música ficou com um certo ar de flamenco, com violão acústico e percussão.
Além da latinidad, o jazz foi outra fonte de inspiração, é o caso de “Fairground”, por exemplo, que perdeu sua percussão e ritmo originais e ganhou uma versão mais cool.
Também não falta a tradicional versão cover, que aparece em quase todos os discos do Simply Red, em “Simplified” a canção escolhida foi “A Song For You” de Leon Russell que ganhou um clima “Frank Sinatra”, no melhor estilo dos clássicos da música americana.
E falando em clássicos,”Holding Back the Years”, “More” e “Sad Old Red” receberam versões muito próximas às gravações originais e devem agradar muito àqueles fãs que preferem ver suas músicas favoritas no formato em que elas foram criadas.
Adriana Maraviglia
Ouça “Simplified”, da banda da Simply Red no Spotify: