2001 – FOI O ANO EM QUE….

Teve o Rock in Rio 3…

Tudo começou muito bem, o Festival Rock in Rio 3 (12 a 21 de janeiro) tinha como tema “Por Um Mundo Melhor” e foi um verdadeiro desfile de atrações nacionais e internacionais.
Algumas das apresentações como por exemplo da musa pop Britney Spears se revelariam frustrantes. Os grandes destaques do festival foram: REM, Guns n’ Roses e Neil Young, entre os Internacionais e Barão Vermelho, Capital Inicial, Kid Abelha, Gilberto Gil e Elba e Zé Ramalho no elenco nacional. Os piores momentos do Festival, além de Britney Spears, o tratamento dado a Carlinhos Brown pelo público e a apresentação (?) de Aaron Carter (?).

 

O Metal brasileiro quase entrou em guerra….

O Heavy Metal nacional ainda estava abalado com a saída de André Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori da banda Angra; no início do ano os três anunciaram a criação de uma nova banda, o Shaman. Do seu lado o Angra apresentou em março/2001 sua nova formação com Edu Falaschi, Aquiles Priester e Felipe Andreoli que vieram somar forças com Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt. Em outubro o Angra lançou “Rebirth” seu novo álbum e em dezembro a banda recebeu disco de ouro pela venda de 150.00 cópias.

Joey Ramone disse adeus…

No dia 15 de abril, o câncer linfático levou o vocalista Joey Ramone, da banda Ramones. Um dos maiores ícones do punk, o cantor deixou uma legião de fãs inconsolável.

 

 

Marcelo Fromer também disse adeus….

No dia 13 de junho, o guitarrista Marcelo Former, da banda Titãs morreu após ser atropelado por uma motocicleta em São Paulo. A banda ainda estava muito abalada quando entrou no estúdio para gravar “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana” lançado no final de setembro.

 

 

“Deus” se aposentou….

Aos 56 anos, Eric Clapton decidiu que já era tempo de se aposentar. Logo após lançar “Reptile” o guitarrista fez uma tournê mundial que passou pelo Brasil em outubro.
Suas apresentações no Rio, em São Paulo e Porto Alegre foram bastante disputadas, mesmo com ingressos a preços exorbitantes.


Rita Lee se assumiu Beatlemaníaca…

A cantora Rita Lee, de gravadora nova, lançou em outubro o CD “Aqui, ali, em qualquer lugar” onde ela apresenta regravações de músicas dos Beatles. Ótimas versões em português e uma sonoridade bossa nova transformam o álbum em imperdível.

 


O adeus de um Beatle…

George Harrison, depois de uma longa luta contra o câncer, morreu no dia 29 de Novembro aos 58 anos.
Apaixonado pela cultura indiana desde os anos 60, seu corpo foi cremado e suas cinzas foram espalhadas pelo Rio Ganges, na Índia.

 

Cássia Eller foi embora de repente….

No dia 29 de dezembro, a notícia da morte da cantora Cássia Eller tomou o país de assalto.
Uma das melhores vozes e um talento indiscutível da música brasileira, Cássia deixa ainda mais pobre o cenário musical brasileiro.

 

 

 

 


Herbert Vianna sofreu um acidente….

No dia 04 de Fevereiro de 2001 o cantor Herbert Vianna e sua esposa Lucy sofreram um acidente de ultraleve em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. Lucy Vianna não resistiu à queda e Herbert ficou internado até o início de março e aos poucos vem se recuperando das sérias sequelas do acidente.
Uma boa notícia sobre o paralama é que ele deve retornar aos estúdios no início de 2002 para gravar uma participação especial no novo álbum de Gilberto Gil, em homenagem a Bob Marley.

 

 

O Rock Sinfônico invadiu o Parque…

Com o Rock Sinfônico como tema, a temporada 2001 do Projeto Pão Music trouxe ao Parque do Ibirapuera e à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, grandes nomes do nosso pop/rock como: Rita Lee, Lulu Santos, Jota Quest, Skank, e Titãs que se apresentaram ao lado da Orquestra Arte Viva regida pelo maestro Amilson Godoy.

Neste ano também os artistas do Pão Music fizeram shows em Fortaleza e Brasília. Outra que se apresentou dentro do Projeto foi Marisa Monte, em Setembro a cantora conseguiu bater seu próprio recorde de público, levando ao parque 190 mil pessoas para conferir o último show da turnê de “Crônicas e Declarações de Amor”.

 


Os Reis Voltaram….


O rei do pop Michael Jackson volta com tudo a cena musical com seu novo trabalho intitulado “Invincible” e no final do ano outro rei, o eterno Roberto Carlos virou notícia com o lançamento de seu CD “Acústico”. A apresentação não chegou a ser veiculada na MTV devido a problemas de contrato de exclusividade do cantor com a outra emissora, mas o CD já foi lançado como campeão de vendas com uma tiragem inicial de 2 milhões de cópias.
Enquanto isso Madonna, a Rainha indiscutível do Pop, teve mais um filho e já partiu para a estrada, a sua “Drowned World Tour” começou em junho em Barcelona e teve ao todo 40 apresentações entre Europa e EUA.
Em novembro, Madonna lançou mais uma coletânea: “Gratest Hits Volume 2” com os maiores sucessos da cantora nos anos 90.
O final do ano presenciou o nascimento de um novo “rei”: Supla, o filho de Eduardo e Marta Suplicy viu sua carreira decolar novamente graças ao programa de TV “Casa dos Artistas”. Seu novo CD “O Coringa Brasileiro” também transformou-se em um fenômeno de vendagens.

 

Nem Pagode, nem axé, nem funk… viva a Nova MPB!

O ano de 2001 pode ser um marco dentro da música nacional, pela primeira vez nenhuma onda de qualidade musical duvidosa chegou a dominar o cenário brasileiro.
O resultado é uma nova safra de bons artistas de MPB Pop que vão aos poucos tomando conta do cenário brasileiro, Luciana Mello, Jair Oliveira, Pedro Camargo Mariano, Max de Castro e Simoninha estão melhorando o nível do que se ouve nas rádios.
No rock nacional algumas bandas dos anos 80 estão retornando aos palcos, como o RPM e o Zero. Enquanto isso, de férias do Barão Vermelho, o guitarrista Roberto Frejat aproveitou para lançar um ótimo trabalho solo: “Amor Pra Recomeçar”.

Compartilhe: