U2 Reencontra o Lirismo e a Emoção em Novo Álbum

U2

Depois de um longo intervalo de três anos, a banda irlandesa U2 lança um novo trabalho inédito, “All That You Can’t Leave Behind”, o sucessor de “Pop” (97) retoma uma sonoridade que já havia sido abandonada pela banda há quase uma década, quando começou seu longo “namoro” com a música eletrônica, e lembra muito “The Joshua Tree”, álbum lançado no final dos anos 80 e para muitos ainda a melhor fase do U2.

Depois de realizar a maior e mais bem sucedida turnê de sua carreira, que passou pelo Brasil no início de 98, os músicos do U2 escolheram passar um tempo longe da mídia.

Bom, pelo menos a maioria deles, Bono, o vocalista, preferiu se dedicar a sua segunda vocação: a de ativista político e saiu viajando pelo mundo inteiro arrecadando votos para o perdão da dívida externa dos países de terceiro mundo. Além disso o músico ainda encontrou tempo para escrever o roteiro do filme “O Hotel de Um Milhão de Dólares”, dirigido por Wim Wenders e protagonizado por Mel Gibson.

Mas logo as férias acabaram e o U2 retornou ao estúdio, rodeado por câmeras de vídeo que documentavam o tempo todo o que a banda fazia e mostravam aos fãs do mundo todo via Internet. Em raras entrevistas, a banda sempre fazia questão de deixar claro que planejava novas direções musicais.

“Beautiful Day” é a primeira faixa que chega aos ouvidos do público e abre o disco mostrando um U2 em plena forma, deixando de lado os excessos das “eletroniquices” dos trabalhos anteriores, a faixa tem guitarras acústicas e uma sonoridade irresistível.

A música eletrônica ainda está presente, é claro, mas os teclados e sintetizadores se mostram bem mais discretos e foram assumidos por um verdadeiro expert no assunto, o produtor Brian Eno que conseguiu imprimir ao trabalho uma sonoridade mais viva e menos robotizada do que a dos trabalhos anteriores.

A interpretação personalíssima de Bono continua sendo um dos pontos altos e as letras são um capítulo a parte, um certo lirismo que andou meio escondido em álbuns mais recentes como “Pop”, “Zooropa” e “Achtung Baby” agora reaparece.

Os maiores destaques são a balada “Kite” , a dançante “Elevation” e “In a Little While” , uma das melhores músicas da banda nos últimos tempos, candidata a um posto muito especial na galeria de clássicos inesquecíveis do U2 como “One” e “With Or Without You”.

 

Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade

Ouça o novo album do U2 no Spotify:

Compartilhe: