Série “Messiah” da Netflix também causa polêmica ao falar de religião

MESSIAH - FOTO: REPRODUÇÃO

Depois de todo bate boca provocado pelo especial natalino da Porta dos Fundos, a Netflix resolveu lançar um seriado verdadeiramente polêmico chamado “Messiah”.

Com 10 capítulos, a nova série resolveu dar uma razão verdadeira para a discussão ao apresentar um roteiro que se coloca a imaginar o que aconteceria se, no mundo de hoje em dia, aparecesse um auto denominado Messias, no Oriente Médio e ele travasse contato com Muçulmanos, Judeus e Cristãos.

Esse Messias é interpretado pelo ator Mehdi Dehbi, um homem estranho e misterioso que fala várias línguas e começa a ganhar seguidores primeiro entre os muçulmanos ao expulsar com suas palavras o Estado Islâmico da cidade de Damasco.

Mais milagres acontecem e a fama do Messias passa a chamar atenção de Eva Geller (Michelle Monaghan), uma agente da CIA especialista em terrorismo assim como Aviram Dahan (Tomer Sisley), um agente secreto israelense. Os dois passam a acompanhá-lo de perto, com medo das implicações de seu discurso em uma área já bastante tumultuada.

Desenvolvido por 8 roteiristas, “Messiah” brinca o tempo todo com a imaginação do espectador que nunca tem certeza sobre a autenticidade dos fenômenos que aquele homem misterioso parece provocar e os espectadores passam uma boa parte dos 10 capítulos tentando tirar suas próprias conclusões.

Enquanto isso discutem questões profundas da condição humana e do mundo atual como a guerra provocada pela religião, os refugiados, o terrorismo, a imigração, o preconceito racial e tantas outras coisas que estamos acostumados a ver hoje em dias nas páginas de todos os jornais do mundo.

E essa discussão é preciosa, em um momento em que a extrema direita levanta sua cabeça horrível tentando intervir nas manifestações artísticas, ameaça fazer renascer a censura, enquanto fanáticos religiosos chamam membros de todas as outras religiões de inimigos, mesmo em um país laico como o nosso, falar sobre estas questões é vital. 

“Messiah” é dirigido por James McTeigue e Kate Woods. No elenco também estão John Ortiz, Stefania LaVie Owen, Melinda Page Hamilton, Sayyid El Alami, Dermot Mulroney e Beau Bridges, entre outros.

Tomara que venha uma segunda temporada para continuarmos a discussão.

Adriana Maraviglia
@drikared

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).