Brasil recebe a exposição inédita “The Art of Tim Burton”
|Um dos cineastas mais criativos de Hollywood Tim Burton convida os brasileiros a darem um mergulho em sua consciência artística, na exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton”, organizada pela produtora brasileira Rua 34 Produções e Jenny He, curadora independente em colaboração com a Tim Burton Productions. A exposição estreia no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília no dia 28 de maio de 2019.
A exposição ainda inédita no mundo todo, tem a participação direta do artista e celebra os 10 anos da publicação de “The Art of Tim Burton” (2009), a compilação definitiva de 40 anos de sua arte, incluindo conceitos visuais de filmes e centenas de ilustrações de seu arquivo pessoal, editados sob orientação do próprio Burton.
Usando as mais recentes tecnologias de linguagem digital, a exposição recria e expande a experiência física do livro realçando o exaustivo conhecimento e amor pela história cinematográfica — de mestres do stop-motion a maestros do horror, de tecnologia 3D old-school e aparelhos de animação pré-cinema. Os ambientes interativos vão imergir os visitantes nas artes visuais, apresentando ao público o universo de Tim Burton de forma nunca vista.
É uma verdadeira jornada pela inigualável imaginação de Tim Burton — de uma criança entediada que cresceu no subúrbio da Califórnia, e que encontrou refúgio no filmes de monstros, até o surgimento de uma das mais impressionantes estéticas do cinema internacional nascidas do amor pelo grotesco.
“A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton” leva os visitantes por diversas galerias que servem como uma autobiografia visual das criações do autor. “Uma verdadeira mistura de bem, mal, sombra, luz, alegria e tristeza”, como disse Burton sobre a história de Edward Mãos de Tesoura, um personagem indelével que nasceu de um desenho e é considerado pelos críticos uma imagem onírica do próprio cineasta.
Para Burton, o desenho é a origem da sua expressão artística
A Arte de Tim Burton, um livro com 434 páginas, é agrupado em treze capítulos que examinam os temas comuns do trabalho de Burton, de sua fascinação com palhaços passando por sua paixão por monstros incompreendidos e seu deleite com as esquisitices das pessoas. Os desenhos destes capítulos ganham vida nesta exposição que guia os visitantes através do universo criativo do cineasta e sua mente artística.
Este é um livro sobre as criaturas que habitam sua própria cabeça. Em seu prefácio, Burton revela que algumas das ilustrações foram projetos e outras são pessoais, mas a maioria não foi feita para ser vista. A autora Leah Gallo diz, “Acreditar que cada esboço é intencional como uma mensagem seria perder o sentido do que a obra de arte é para ele: um foco, uma fuga, uma liberação, uma linha de pensamento. No entanto, reunidos, inegavelmente formam um quebra-cabeça de retalhos do artista e sua perspectiva ”.
A exposição abre a Caixa de Pandora e liberta as criaturas de Tim Burton para o espaço expositivo, explorando de maneira inédita novas possibilidades de interação com o seu trabalho. O projeto envolve artistas brasileiros dedicados às experiências com ambientes imersivos incluindo a dupla Mirella Brandi e Muep, o expert em instalações multimídia Rodrigo Gontijo, o designer de som Paulo Beto e o arte educador Murilo Kammer.
O complemento a esta imperdível experiência imersiva é uma mostra com filmes dirigidos por Tim Burton e que o inspiraram. A exibição acontece paralelamente com a exposição e também tem entrada gratuita.
Exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton – Centro Cultural Banco do Brasil – DF – Endereço: SCES, Trecho 2, Conjunto 22 – Brasília (DF) – A partir de 28/05 — Faixa Etária Recomendada: Livre — Entrada Gratuita