Em “Pequena Grande Vida”, o diretor Alexander Payne coloca em cheque o mundo em que vivemos

Estreia nesta quinta-feira, dia 22/02, nos cinemas, em circuito nacional, “Minha Pequena Grande Vida”, novo longa estrelado por Matt Damon.

O filme é surpreendente sob todos os aspectos, quem vai ao cinema atraído pela comédia que o trailer sugere irá se deparar com a habilidade de Alexander Payne em  abrir um leque de temas diferentes, em uma história que na superfície parece até banal.

Mais ou menos o que Monteiro Lobato fez em seu “A Chave do Tamanho”(publicado em 1942), usando uma história voltada ao público infantil, para falar muito seriamente aos adultos sobre a política de sua época.

Entre as muitas questões que a ficção científica, escrita a quatro mãos por Payne e Jim Taylor, levanta está o sonho com a vida em uma sociedade ideal, um tema recorrente tanto no cinema como na literatura.

Em um futuro próximo, cientistas noruegueses descobrem uma técnica para encolher seres humanos, deixando-os com apenas 12 cm de altura, o que, poderia ajudar muito o mundo com os problemas de sustentabilidade que precisamos combater hoje em dia.

Paul Safranek (Matt Damon) é um terapeuta ocupacional que não vê muitos horizontes em sua vida profissional, mas ainda sonha em conseguir ter muito mais.

Com a promessa de que sua pequena poupança vale milhões de dólares nas comunidades de pessoas encolhidas, Paul e Audrey (Kristen Wiig), sua esposa, decidem passar pelo procedimento, mas nem tudo sai como eles esperam e Paul precisa reconstruir sua vida, em sua nova situação.

Matt Damon faz um belo trabalho ao  retratar o homem comum que se vê em uma situação extraordinária,  o grande Christoph Waltz, também está muito bem como seu vizinho festeiro, mas é Hong Chau, como a ativista vietnamita Ngoc Lan Tran quem dá um show de interpretação no filme, humanizando a trama e criticando o tratamento reservado aos imigrantes nos países ricos. Não é a toa que a atriz entrou na lista de indicados ao Globo de Ouro de melhor coadjuvante.

Um belo pequeno filme que não é mero entretenimento, mas oferece uma oportunidade de reflexão sobre o que andamos fazendo com este planeta e como tratamos nossos semelhantes.

Valéria Maraviglia
@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “Pequena Grande Vida”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).