Gil, Gal e Nando Reis levam o melhor da MPB ao palco do Citibank Hall, em São Paulo

A moça, o rapaz maduro calejado pela idade e o menino impetuoso e viril. Gal Costa, Gilberto Gil e Nando Reis são apresentados assim em “Trinca de ases”, música inédita do baiano que batiza o show que o trio estreia em São Paulo (Citibank Hall, 4 e 5 de agosto). “Três mosqueteiros, três patetas, três poetas da canção”, como descritos em outro verso da canção, juntos para celebrar a história de cada um, como elas se cruzam e o novo que brota do encontro.

A reunião foi realizada pela primeira vez no ano passado, em Brasília, em homenagem ao centenário de Ulysses Guimarães – idealizada pelo jornalista Jorge Bastos Moreno. Naquela noite de caráter especial, realizada quase sem ensaio, mostrou-se a potência da união: o diálogo dos violões de Gil e Nando, a voz de Gal revendo as canções do amigo baiano e revelando outras cores da estranheza pop do paulistano e sua “música ruiva”, que ela nunca tinha cantado. Agora, esta potência aparece lapidada – e ampliada. Além de estarem os três o tempo inteiro no palco, em todas as formações vocais possíveis (trios, duetos e solos), eles têm o reforço de dois músicos: o baixista pernambucano Magno Brito, integrante da banda Sinara; e o percussionista baiano Kainan do Jêjê, que trabalha com Ivete Sangalo e também com a Sinara. Como os três mosqueteiros eram quatro, a Trinca de Ases tem cinco em sua composição. Ou sete, como multiplica Gil entre a poesia e a graça:

“Seremos três cantores e quatro músicos”.

Ou ainda mais, pelo que se viu no primeiro encontro. Gal soa ora clássica (em “Esotérico”, naprimeira vez em que a apresenta em dueto com Gil), ora nova (em “Segundo sol”), ora ambas (em “Dois rios”, parceria de Nando e Samuel Rosa que o próprio compositor nunca tinha tocado ao vivo até ali). E não só dois, mais muitos violões, híbridos, surgem quando os instrumentos de Gil e Nando se cruzam, em canções como “Por onde andei” e “A novidade” – numa relação de fascínio mútuo:

“Fico muito encantado com o violão rock-folk de Nando, ao mesmo tempo aquilo tudo adaptado às suas canções tão brasileiras – define Gil, que no show de Brasília chegou a dizer que gostaria de tocar como Nando, que na mesma hora respondeu: “Quer trocar?”

Agora, o paulistano reafirma sua devoção:

“Lembro quando “Expresso 2222″ chegou lá em casa, o impacto que causou. E como aquilo,quando eu comecei a tocar, já estava em mim”.

Gal também ocupa um lugar nobre na árvore genealógica musical de Nando:

“Depois de minha mãe, a voz que mais traçou os contornos de minha música foi a de Gal – diz o compositor, que prepara duas inéditas para o show, uma delas em homenagem à cantora”.

Gal reconhece a descendência (“Nando é nosso filho”, brinca). Com Gil, o “pai”, ela tem uma longa lista de parcerias: o show “Nós, por exemplo” (1964); o álbum-manifesto “Tropicália ou Panis et circensis” (1968); a turnê dos Doces Bárbaros (1976); o show em Londres (gravado em 1971, mas lançado em disco só em 2014). Nando é o “menino impetuoso”, o elemento novo na equação que chega como catalisador, gatilho de outros caminhos – num espetáculo com direção musical do trio e assessoria artística de Marcus Preto, que dirigiu Gal em “Estratosférica”.

“Tenho uma longa relação com Gil, mas quando Nando entra isso já vira outra coisa. Vou cantar coisas de Gil que nunca gravei – anuncia a cantora, referindo-se a um roteiro que vem cheio de surpresas. – Eu e Gil temos essa coisa de nos lançarmos nos abismos musicais. O arrojo é algo nosso”.

O arrojo de três mosqueteiros, a leveza de três patetas, a grandeza de três poetas – Trinca de Ases, enfim, lançada à mesa.

Trinca de Ases – Gilberto Gil, Gal Costa e Nando Reis – Local:Citibank Hall – Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida, São Paulo – SP, 04795-100 – Datas: 04 e 05 de Agosto de 2017 –Ingressos: De R$ 120,00 a R$ 400,00.

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).