A arte de Toulouse-Lautrec em exposição no Masp

A arte do pintor pós impressionista Henri Toulouse-Lautrec é o tema de uma nova exposição que abre amanhã para o público no MASP, em São Paulo.

São ao todo 75 obras vindas do Museu D’Orsay de Paris, Tate Gallery e Victoria & Albert Museu, de Londres,  da National Gallery de Washington, entre outros, além de  50 documentos que ajudam a montar um retrato completo de um dos artistas europeus mais importantes da virada do século 19 para o século 20, um momento crucial para a arte moderna e para a transformação da vida nas cidades.

O nome da mostra “Toulouse-Lautrec em Vermelho”  faz alusão ao salão de entrada de uma luxuosa maison close parisiense, que o artista frequentou nos anos 1890 e onde criou uma relação de amizade com as mulheres que ali trabalhavam. Extrapolando os interiores do salão vermelho, a exposição traz uma profusão de personagens — burgueses, boêmios, trabalhadores, dançarinas e artistas que conviviam em Paris e que fizeram parte do círculo afetivo e artístico de Toulouse-Lautrec.

A exposição se divide em 5 núcleos:  O primeiro deles apresenta o mundo das maison closes — “casas fechadas”, em francês — e revela o carinho e a simpatia do pintor em relação às mulheres retratadas. As três obras centrais são apresentadas num painel vermelho, evocando o famoso salão de entrada da maison La Fleur Blanche [A Flor Branca], em Paris.

O segundo núcleo da exposição reúne outras representações de mulheres — algo a que Toulouse-Lautrec dedicou especial atenção —, reunindo lavadeiras, modelos de ateliê, burguesas e nobres, e assim evidenciando ou questionando seu papel social.

O terceiro núcleo da exposição é dedicado a retratos masculinos. Ao contrário do que ocorre nas representações femininas, conhecemos os nomes de todos os homens na pinturas de Toulouse-Lautrec incluídas na exposição, um sintoma eloquente da discriminação entre homens e mulheres e do papel que cada um exerce na sociedade, na história e na cultura visual.

Finalmente, o quarto e o quinto núcleos trazem representações da vida noturna, com seus cabarés, bares, restaurantes e casas de espetáculo que proliferaram em Paris depois que a cidade começou a ser iluminada pela luz elétrica. Aqui vemos diversos personagens, como os trabalhadores que à noite frequentavam o Moulin de la Galette e tentavam esquecer a dura jornada de trabalho, a célebre dançarina Jane Avril (1868-1943) ou o debochado dono de cabaré Aristide Bruant (1851-1925), imortalizados em grandes cartazes que anunciavam seus espetáculos e que acabaram por marcar profundamente a paisagem urbana.

Toulouse-Lautrec em vermelho apresenta também uma seleção de 50 documentos, entre cartas, bilhetes, telegramas e fotografias do artista e de seu círculo, que constituem uma memória viva daquela época.

Exposição Toulouse-Lautrec em Vermelho – Local: MASP – Av Paulista, 1578 – De terça a domingo – das 10 às 18hrs – quintas-feiras das 10 às 20hrs. – Ingressos 30 e 15 reais (entrada gratuita toda terça-feira)  – De 30/06 até 01/10.

Confira a galeria de fotos de algumas obras que farão parte da Exposição:

  • O Divã (1893)
  • Mounsieur Louis Pascal visto de costas (1893)
  • Rolande (1894)
  • A Condessa Adele de Toulouse Lautrec  (1880)
  • Mulher se Penteando (Duas Mulheres em Camisola) (1891)
  • Monsieur Fourcade (1889)
  • Moulin de la Galette (1889)
  • bootstrap slider
  • Jane Avril (1893)
O Divã (1893)1 Mounsieur Louis Pascal visto de costas (1893)2 Rolande (1894)3 A Condessa Adele de Toulouse Lautrec  (1880)4 Mulher se Penteando (Duas Mulheres em Camisola) (1891)5 Monsieur Fourcade (1889)6 Moulin de la Galette (1889)7 Estas Mulheres na Sala de Jantar (1893-95)8 Jane Avril (1893)9
jquery slider by WOWSlider.com v8.7

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).