Ícone da música, Bob Dylan usa os cenários do Brasil como inspiração para sua arte
|Pouca gente sabe, mas além de ícone do rock, Bob Dylan tem outros talentos artísticos que exibe desde a semana passada no Statens Museum for Kunst de Copenhague.
Não se trata exatamente de um talento recém descoberto, a capa de seu disco “Self Portrait” (1970) já exibia um de seus trabalhos e diversos de seus desenhos foram publicados no livro “Writings and Drawings and Lyrics 1962-1985”.
Mas para a exposição de Copenhague, Dylan leva trabalhos bem mais recentes, a “Brazil Series” é uma coleção de 40 telas e 8 desenhs feitos a partir de 2008, que tem como tema personagens e paisagens brasileiras, que o artista conheceu em suas diversas passagens pelo país.
Sobre seu trabalho com os pincéis, Dylan não é nada modesto, em entrevista para a revista Mojo, o cantor declarou: “Eu posso pegar uma tigela com futas e transformá-la em um drama de vida ou morte”.
Embora venha recebendo um bom público, a crítica especializada tem sido implacável com o trabalho do artista, acusando até mesmo o museu de visar apenas o retorno econômico pela notoriedade de Dylan como músico em detrimento do real valor artístico de sua obra.
Nas telas, a visão pessoal de Dylan de nossas paisagens trazem praias, fazendas, cenas das cidades e favelas para os olhos do resto do mundo. A mostra fica em cartaz em Copenhague até Janeiro de 2011 e por enquanto, ainda não há previsão de que ela seja levada para outros lugares, mas fica a sugestão de alguém trazê-la ao Brasil para conferirmos de perto a visão que o mestre da música tem de nós.
Adriana Maraviglia
@drikared
Confira alguns trabalhos de Bob Dylan que fazem parte da exposição em Copenhague: