Grandes nomes da MPB se reúnem em show tributo a Cazuza
|A Arena Banco Original apresenta, no dia 1º de fevereiro, uma noite
beneficente muito especial: “Viva Cazuza Sempre”.
O encontro inédito reunirá o show do projeto “Flausino e Sideral Cantam Cazuza” dos irmãos Rogério Flausino (Jota Quest) e Wilson Sideral, com os convidados especiais Ney Matogrosso, Diogo Nogueira, Baby do Brasil, Alcione e Teresa Cristina.
O show, que ocupará o palco principal da Arena Banco Original ,no Armazém 3 do Cais do Porto, terá toda a renda revertida para a Sociedade Viva Cazuza.
O espetáculo marca o lançamento do projeto multiplataforma “Viva Cazuza Sempre”, que irá lançar canções inéditas compostas a partir de poemas de Cazuza musicados por novos compositores. A iniciativa, parceria entre a Sociedade Viva Cazuza e a Musickeria, contará com patrocínio do Banco Original e apoio da Avianca Linhas Aéreas.
Depois de levar o Circo Voador de volta ao Arpoador, em 2015, com grandes atrações para celebrar os 30 anos do lançamento de Exagerado, álbum que marcou o início da carreira solo de Cazuza, a Musickeria retoma neste projeto a série de tributos ao cantor e compositor carioca, que ainda renderá mais desdobramentos:
“Teremos, ainda este ano, o lançamento fonográfico com diversos destes poemas descobertos pela Lucinha (Araújo) e entregues, para serem musicados, a artistas como Flausino, Sideral, Bebel Gilberto “Brazilian Prayer” – a única escrita em inglês por Cazuza –, Caetano, Gil e Nando Reis, entre outros”, explica Luiz Calainho, sócio-diretor da Musickeria.
Viva Cazuza Sempre
Fãs de Barão Vermelho e Cazuza e da efervescente cena musical dos anos 80, Flausino e seu irmão Sideral formaram na época a banda Contacto Imediato, em Alfenas, no interior de Minas Gerais, antes de se tornarem músicos profissionais. Quase três décadas depois, os dois se reencontram no palco nesta turnê para reverenciar o ídolo, cuja morte abalou os dois, então adolescentes:
“Foi muito duro para mim e para meu irmão. Ficamos tristes, chorando por dias”, relembra Flausino. “Este nosso feliz reencontro tem como propósito propagar, ainda mais, a música e a poesia de Cazuza, que foram fundamentais na formação de nossa geração. E é também uma grande oportunidade de ajudar o lindo trabalho realizado pela Sociedade Viva Cazuza, há mais de 25 anos, no combate à AIDS”, completa.
Além de grandes sucessos da carreira de Cazuza, como “Bete Balanço”, “Faz Parte do meu Show”, “Solidão que Nada”, “Codinome Beija-flor”, “Pro dia Nascer Feliz”, “Exagerado”, “Brasil” e “O Nosso Amor a Gente Inventa”, entre outras, o show traz ainda duas músicas novas – “O Amor é Brega” e “Não Reclamo” – feitas a partir de dois dos 61 poemas inéditos do cantor, descobertos por sua mãe, Lucinha Araújo, que foram transformados em um livro e entregues a Rogério Flausino e Sideral para musicá-los.
“O tempo não para e estamos sempre em busca de novos desafios. O Projeto Viva Cazuza Sempre, que tem início com o show do dia 1º de fevereiro, com músicas e parcerias inéditas do cantor, é o começo de uma nova vertente da Viva Cazuza, que é a promoção do acervo, memória e toda obra de Cazuza, com o objetivo de manter os trabalhos de assistência e prevenção do HIV/AIDS desenvolvidos pela instituição.”, relata Lucinha Araújo.
Adriano Campagnani (contra-baixo), David Maciel (bateria), Marcelinho Guerra (guitarra), Breno Mendonça (sax) e Wagner Souza (trompete) acompanham Flausino, Sideral e seus convidados no projeto que tem início na Arena Banco Original.
O show acontece excepcionalmente em uma quarta-feira, antecipando o início da programação do quinto e último fim de semana da Arena Banco Original, evento que, desde 6 de janeiro, tem atraído milhares de pessoas à área revitalizada do Cais do Porto para conferir shows, musicais, stand up comedy, teatro infantil e palestras.
“Viva Cazuza Sempre” com Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, Alcione, Diogo Nogueira, Rogério Flausino, Wilson Sideral, Baby do Brasil e Teresa Cristina – Local: Arena Banco Original – Armazém 3 do Cais do Porto (Av. Rodrigues Alves, s/nº) – Data: 01 de fevereiro de 2017 – Ingressos: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (meia-entrada) – Renda revertida para a Sociedade Viva Cazuza.