Exposição “Beatlemania Experience”, uma viagem ao mundo dos Beatles

BEATLEMANIA EXPERIENCE - FOTO: DIVULGAÇÃOQue tal mergulhar por inteiro na incrível trajetória dos Beatles, a maior banda de todos os tempos, de um jeito nunca proposto anteriormente? Essa é a ambiciosa proposta do “Beatlemania Experience”, evento que será inaugurado no dia 24 de agosto, no Shopping Eldorado, em São Paulo.

Não se trata de apenas mais uma exposição com memorabilia, itens raros e imagens da carreira dos Fab Four, embora também traga isso em sua programação. O objetivo é fazer com que os visitantes façam uma imersão total nos momentos mais importantes da biografia de John, Paul, George e Ringo, valendo-se de elementos capazes de levá-los a uma viagem no tempo e espaço.

A ideia da “Beatlemania Experience” surgiu em 2013 e foi criada pela empresa de produção de conteúdo Let It Be, integrada por Christian e Rodrigo Tedesco, da casa de espetáculos Tom Brasil e Carlos “Branco” Gualberto, da Branco Produções.

Dentro de uma tenda com mais de 2.000 metros quadrados, estarão 10 (dez) alas principais e outras transitórias, nas quais serão recriados momentos decisivos da história dos Beatles. Réplicas de roupas e instrumentos, memorabilia, capas de revistas e jornais da época, muitas fotos inéditas, filmes, vídeos e totens interativos são alguns dos elementos presentes, mas não é só isso.

Serão muitas as surpresas para os fãs da banda de Liverpool. Logo de cara, teremos a minuciosa recriação da área externa da Igreja St. Peter e do caminhão onde a banda “The Quarrymen” tocou em 1957, ocasião em que John Lennon, líder daquele grupo, conheceu Paul McCartney, a semente que iria gerar os Beatles.

O maior show da carreira da banda ocorreu em 1965 nos EUA, no Shea Stadium, em Nova York, perante mais de 50 mil pessoas, recorde para um show musical na época. Essa apresentação, um momento histórico na carreira dos Beatles, foi recriada na exposição por um filme de realidade virtual, que conduzirá os visitantes ao melhor assento do estádio e os fará se sentirem na plateia daquela empolgante performance, uma das mais mitológicas de todos os tempos.

O filme “YellowSubmarine” será revivido em uma odisseia em 4D, viagem imersiva na qual os visitantes serão conduzidos dentro de um submarino lúdico a atravessar inebriantes mares imaginários.

A apresentação no topo do prédio, que era a sede da gravadora Apple (“The RooftopConcert”), em 1969, o último realizado pelos Beatles e imortalizado no filme “Let It Be”, será devidamente recriada em uma das alas.

E muito mais será oferecido ao espectador: o Cavern Club, onde eles tocaram 292 vezes na antevéspera do estouro mundial, as apresentações na TV americana, as turnês mundiais e os estúdios de Abbey Road. Estará tudo lá, para uma mais do que mágica e misteriosa tour.

Além dos vídeos, fotos, textos e totens interativos, a exposição diferenciada terá em alguns dias apresentações da All You Need Is Love, considerada uma das melhores bandas tributo dos Beatles, que toca com instrumentos e roupas no melhor estilo sixties. Até as carreiras solo pós Beatles de cada um deles terão seu espaço no evento.

A Getty Images, líder mundial em comunicação visual, também é patrocinadora da iniciativa, colocando à disposição da mostra 19 mil arquivos digitalizados sobre os Beatles. As imagens e vídeos fazem parte do Hulton|Archive, o maior acervo de arquivo do mundo, com mais de 80 milhões de registros. Uma das alas da exposição, inclusive, será de responsabilidade da empresa, que proporcionará aos fãs da banda uma experiência interativa por momentos inesquecíveis da trajetória do quarteto.

“Estamos muito entusiasmados em ser um dos parceiros da “Beatlemania Experience”, uma vez que temos em nosso arquivo imagens incríveis da carreira de John, Paul, George e Ringo, e estamos certos de que nosso conteúdo sem igual contribuirá para que os visitantes tenham uma experiência memorável. Para nós é uma honra poder dividir tudo isso com o imenso público da exposição”, afirma Renata Simões, Gerente de Marketing da Getty Images no Brasil.

A curadoria ficou a cargo do jornalista Ricardo Alexandre, a arquitetura por Vasco Caldeira (Artifício Arquitetura Exposições), a produção por Case Imagine, a cenografia por Gaia e também conta com a consultoria de gente muito ligada ao tema. Serão mais de 200 profissionais trabalhando para concretizar o evento.

O melhor exemplo dessa consultoria especial é a cantora e fotógrafa Lizzie Bravo, que na segunda metade dos anos 1960 teve contato direto com os Beatles, ficando amiga do grupo e inclusive participando da gravação original da música “Across The Universe”. Ela lançou recentemente o livro “Do Rio a Abbey Road”, com fotos que fez naqueles anos incríveis, hoje recordações históricas daquela era de ouro do pop.

Beatlemania Experience – Local: Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970 – São Paulo – SP – Datas: De 24 de Agosto a 30 de Setembro – Ingressos: R$ 25,00 (meia- entrada), R$ 50,00 (inteira) e/ou R$ 50,00 (vale-cultura).

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).