Oscar 2016 – A noite de Leonardo Di Caprio e de “Spotlight”
|Aconteceu na noite passada, no Dolby Theater, em Los Angeles, a entrega do Oscar, a premiação oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
A 88ª edição da mais tradicional premiação do cinema foi marcada por um clima tenso, que começou assim que os indicados ao prêmio foram divulgados no dia 14 de janeiro e alguns atores e diretores como Will Smith e Spike Lee vieram a público através das redes sociais protestar contra a ausência de artistas negros na disputa.
E a tensão continuava óbvia, quando o comediante Chris Rock começou a apresentar o show e comentou, sempre com muito humor, toda a polêmica, além de participar de diversos quadros que satirizavam o suposto racismo da Academia.
Quanto a premiação, houve algumas poucas surpresas na noite, a maioria dos ganhadores já tinham sido premiados em outras festas da temporada e foram indicados como os possíveis favoritos pelos especialistas em cinema.
O momento mais emocionante da noite foi o Oscar de Melhor Trilha Sonora para o veterano Ennio Morricone, que aos 87 anos de idade, recebeu das mãos do produtor Quincy Jones, o primeiro Oscar de sua carreira, depois de ser indicado 6 vezes ao prêmio e receber um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.
O grande vencedor da noite foi o remake “Mad Max: Estrada da Fúria”, do diretor George Miller, que conquistou 6 dos 12 prêmios a que foi indicado, a maioria nos campos mais técnicos, o filme levou as estatuetas de Melhor Montagem, Mixagem e Edição de Som, Figurinos, Design de Produção e Maquiagem.
Empatado com “Mad Max” em indicações, “O Regresso”, do diretor mexicano Alejandro G. Iñarritu, que vinha sendo considerado um dos maiores favoritos a levar para casa os prêmios mais importantes da noite, ficou com apenas 3 estatuetas, embora os três prêmios sejam de categorias importantes, como Melhor Fotografia para Emmanuel Lubezki e Diretor para Iñarritu, lembrando que os dois conquistaram os mesmos prêmios no ano passado, com Birdman.
Mas o prêmio mais esperado de “O Regresso”, que conta a surpreendente história real de um caçador que sobrevive ao violento ataque de um urso e é abandonado na floresta, foi para o ator Leonardo DiCaprio, que depois de 5 indicações ao prêmio, ele finalmente conquistou sua estatueta. Pelas redes sociais foram convocadas festas pelo feito do ator no mundo inteiro, com direito até a fogos de artifício.
O prêmio de melhor atriz ficou nas mãos da estreante Brie Larson, pelo filme “Quarto de Jack”, uma surpreendente história real de uma adolescente que foi sequestrada e passou 7 anos em cativeiro, tendo um filho com seu sequestrador.
Mas a noite reservava outras surpresas, como o prêmio de Efeitos Visuais para “Ex-Machina” e o de Melhor Ator Coadjuvante para Mark Rylance, considerado uma zebra pelos especialistas que tinham Sylvester Stallone, vencedor do Globo de Ouro, como favorito.
Outra zebra, por assim dizer, o prêmio de melhor filme ficou com “Spotlight: Segredos Revelados”, um filme baseado na luta real de um time de reportagem de um jornal de Boston para expor o acobertamento de padres pedófilos pela Igreja Católica, que também levou o prêmio de Roteiro Original.
Infelizmente a animação brasileira “O Menino e O Mundo” não conseguiu tirar o Oscar do favorito “Divertida Mente”.
Adriana Maraviglia
@drikared
Confira a seguir a lista completa de vencedores do Oscar 2016: (clique nos links para conferir a crítica do filme)
Melhor Roteiro Original
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Atriz Coadjuvante
A Garota Dinamarquesa – Alicia Vikander
Melhor Figurino
Mad Max: Estrada da Fúria – Jenny Beavan
Design de Produção
Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Maquiagem e Cabelo
Mad Max: Estrada da Fúria
Fotografia
Montagem
Mad Max: Estrada da Fúria – Margaret Sixel
Edição de Som
Mad Max: Estrada da Fúria
Mixagem de Som
Mad Max: Estrada da Fúria
Efeitos Visuais
Ex Machina
Curta de Animação
Bear Story
Animação
Divertida Mente
Ator Coadjuvante
Mark Rylance – Ponte dos Espiões
Documentário em Curta-Metragem
A Girl in the River: The Price of Forgiveness
Documentário
Amy
Curta Metragem
Stutterer
Filme Estrangeiro
O Filho de Saul” (Hungria)
Canção Original
Writing’s On The Wall – 007 contra Spectre (Sam Smith)
Trilha Sonora Original
Os Oito Odiados – Ennio Morricone
Direção
Alejandro G. Iñarritu – O Regresso
Atriz
Brie Larson – O Quarto de Jack
Ator
Leonardo DiCaprio, – O Regresso
Filme
Spotlight – Segredos Revelados