Lançamento do livro “Crime Sem Castigo” e entrevista com os filhos de Rubens Paiva

Juliana Dal Piva – foto: Reprodução

A repórter investigativa Juliana Dal Piva lança em São Paulo, nesta quarta-feira (26/02), o livro “Crime sem Castigo: Como os militares mataram Rubens Paiva” (Editora Matrix). O evento de lançamento ocorrerá na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, a partir das 18h.

A obra, baseada na dissertação de mestrado da jornalista, investiga o desaparecimento e a morte do ex-deputado Rubens Paiva, cuja história foi retratada no filme “Ainda Estou Aqui”, indicado ao Oscar 2025.

O livro traz documentos inéditos e detalha mais de quatro décadas de investigações sobre o caso, desde a prisão de Paiva, em 1971, até o processo judicial movido contra cinco militares, em 2014.

A narrativa também destaca a luta incansável de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado, para descobrir a verdade sobre o destino do marido. Eunice, interpretada no filme por Fernanda Torres, foi uma figura central na busca por justiça e integrou a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil.

“Crime sem Castigo” é uma leitura essencial para compreender os impactos da ditadura militar no Brasil e o papel do jornalismo na busca pela verdade.

Quem quiser saber mais sobre o livro pode assistir hoje à noite, às 20h, a entrevista especial que Juliana Dal Piva fez com o escritor Marcelo Rubens Paiva e a psicóloga Vera Paiva, filhos de Rubens Paiva, no Canal ICL (Instituto Conhecimento Liberta), no Youtube. 

Capa do Livro “Crime sem Castigo: Como os militares mataram Rubens Paiva” – Editora Matrix

Compartilhe: