Premiado em Gramado, A Primeira Morte de Joana chega aos cinemas
|Chegando nesta quinta-feira (04/05) aos cinemas “A Primeira Morte de Joana” da diretora Cristiane Oliveira recebeu 11 prêmios nos mais de 40 festivais em que esteve presente.
Incluindo a 49º edição do Festival de Cinema de Gramado, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Melhor Fotografia e Melhor Montagem, em 2021.
Com 13 anos de idade, Joana (Letícia Kacperski) começa a experimentar novos questionamentos e descobertas a partir da morte de sua tia-avó, que, aos 70 anos, nunca teria sequer namorado ninguém e, de acordo com a família, morria sem ter conhecido o amor.
Investigando a seu jeito aquela história, com a ajuda da melhor amiga Carolina (Isabela Bressane), a adolescente passa a encontrar dentro dela mesma as perguntas e respostas de que precisa.
Sem as grandes reviravoltas oferecidas de forma tão abundante no cinema voltado a conseguir seu espaço nos streamings de hoje em dia, o segundo filme de Cristiane Oliveira tem um ritmo lento, bastante contemplativo e para isso sabe usar muito bem a bela fotografia de Bruno Polidoro.
As locações, em uma pequena localidade na região Sul do Brasil, onde a novidades mais recente é a instalação das hélices de um parque eólico, ainda mostram o contraste entre a beleza natural, que ali se mostra tão acolhedora, com o machismo e o ideário religioso retrógrado da sociedade ali instalada, que continua fazendo força para manter tudo como sempre foi, com as mulheres obedecendo um roteiro de comportamento que a mãe de Joana não cansa de repetir como mantras para a filha.
“A Primeira Morte de Joana” é um belo filme sobre o caminho que se começa a percorrer na adolescência rumo à vida adulta.
Adriana Maraviglia
Assista ao trailer de “A Primeira Morte de Joana “: