Chico Buarque finalmente recebe o Prêmio Camões e a gente comemora com playlist
|Finalmente hoje, 4 anos depois de ser indicado, Chico Buarque, o cantor, compositor e escritor pode receber o Prêmio Camões, a mais importante honraria da literatura em língua portuguesa.
A premiação aconteceu na cidade de Sintra, no Palácio Nacional de Queluz, diante dos presidentes do Brasil e de Portugal e depois de em 2019, o então presidente do Brasil ter simplesmente se recusado a colocar sua assinatura no prêmio.
Em seu discurso de agradecimento, Chico fez menção ao fato e também ao retrocesso enfrentado pelo pais no desastroso período em que tivemos como presidente alguém que se mostrou sempre muito abaixo do cargo que ocupou: “quatro anos de governo funesto duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás. Aquele governo foi derrotado nas urnas, mas não podemos nos distrair, a ameaça fascista persiste”.
E continuou: “Recebo este prêmio menos como honraria pessoal, mas mais como desagravo pelos artistas brasileiros ofendidos por esse anos de estupidez e obscurantismo”.
Como por aqui a gente sempre enxergou Chico Buarque como um dos artistas mais importantes e geniais que este país conseguiu produzir e embora o Prêmio Camões seja uma honraria para o escritor Chico Buarque, nós aqui comemoramos hoje o músico e nos sentimos muito felizes por sermos contemporâneos de seu talento.
Especialmente agora, com o fim de 4 anos de obscurantismo e trevas, é lindo que o Brasil e nossa riquíssima Cultura estejam renascendo, e por isso, preparamos uma playlist especial, no Spotify, com 20 músicas essenciais.
Parabéns, Chico Buarque!!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏
As 20 essenciais de Chico Buarque:
Apesar de Você
Futuros Amantes
Construção
Sem Fantasia
Até o Fim
O Que Será
Tatuagem
Maninha
Sabiá
Olhos nos Olhos
Roda-Viva
Cálice
Tanto Mar
Cotidiano
O Meu Amor
Choro Bandido
Sob Medida
Paratodos
Deus Lhe Pague
Mulheres de Atenas