Amado – Filme de ação brasileiro chega aos cinemas
|Chegando aos cinemas nesta quinta-feira, o longa nacional “Amado” traz a história real de um policial que atua na Ceilândia, periferia de Brasília, seguindo seus próprios métodos.
O cabo Amado (Sérgio Menezes) é um policial dedicado e incorruptível, mas, por não acreditar na Justiça, ele age como um justiceiro, matando criminosos sempre que pode.
Truculento, ele sequer consegue conviver direito com seus colegas de trabalho, especialmente depois de cruzar com um grupo de policiais corruptos, ligados ao crime organizado.
Linda (Gabriela Correia) é a única exceção na vida do policial, uma prostituta que é o interesse amoroso do Cabo e a única pessoa a conhecer um lado mais doce que ele faz questão de manter escondido.
Com muita ação e violência, o filme é dirigido pela dupla Edu Felistoque e Erik de Castro, com roteiro escrito pelo próprio Erik de Castro.
O policial fala pouco e parece ter sido inspirado por aqueles personagens truculentos de filme de ação que viraram a especialidade de atores de uma escola que já teve Charles Bronson, Chuck Norris, Steven Seagal, Bruce Willis e hoje tem em Liam Neeson seu principal representante.
Espere por muitos tiros, porradas e bombas como nos filmes gringos e o velho maniqueismo de sempre, tentando elevar a herói mais um fora da lei de uniforme.
Infelizmente, mais um filme brasileiro que insiste na velha noção bastante equivocada de que “bandido bom é bandido morto”, uma distorção que fica ainda mais grave quando se considera que vivemos em um país onde o Estado continua exterminando pessoas a revelia da lei e da justiça.
Bandido bom é bandido preso e julgado por um sistema legal correto e justo. Essa deveria ser a ideia que leva alguém a se tornar um herói e fardas nunca significaram justiça, que o diga Genivaldo, vítima recente da sanha de assassinos que as vestiam.
Adriana Maraviglia
Assista ao trailer de Amado: