Quem tem Medo? expõe a censura na era Bolsonaro
|Dentro da 27ª edição do Festival de Documentários É Tudo Verdade, chega aos cinemas neste final de semana “Quem Tem Medo?”, um filme que desde 2017 escuta artistas e performers que tiveram seus trabalhos censurados depois da ascenção da extrema direita ao poder no Brasil.
Dirigido por Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, o documentário entrevista artistas que protagonizaram casos bastante emblemáticos como o do coreografo Wagner Schwartz, que foi massacrado por acusações de pedofilia, por sua performance “La Bête”, no MAM, e acabou sendo usado por políticos reacionários como uma bandeira para justificar a censura.
Renata Carvalho (SP), Maikon K (PR), José Neto Barbosa (RN) e as montagens de “Caranguejo Overdrive” (Aquela Cia de Teatro, RJ) e “RES PUBLICA 2023 (A Motosserra Perfumada, SP), também narram os problemas que tiveram com a censura de seus trabalhos.
O filme expõe a perseguição a artistas e ajuda a lembrar o quanto os métodos e o ambiente que foi criado no Brasil por estes políticos tem em comum com a ascenção nazista na Alemanha que arrastou o mundo para a Segunda Guerra Mundial, em 1939.
É muito provável que só conseguiremos mensurar completamente o mal feito a cultura do Brasil, durante esta era de trevas, quando ela terminar. E que termine o quanto antes. “Quem Tem Medo?” é um filme que ajuda a aumentar a nossa ansiedade pelo final desse desastre.
O filme será exibido no sábado (09/04), às 19hrs e no domingo (10/04), às 15hrs, em São Paulo, no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109 – República).
No Rio de Janeiro, ele será apresentado no domingo (10/04), às 16hrs, no IMS (Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea).
“Quem Tem Medo?” estará disponível também online, na plataforma do Festival no Domingo (10/04), a partir das 17h, por 24 horas ou até 2000 visualizações totais.
Adriana Maraviglia
Assista ao trailer de “Quem Tem Medo?” :