Arquivo 81 – Novo terror irresistível da Netflix

Recém chegada à grade da Netflix, a série “Arquivo 81” é uma boa opção para quem gosta de um thriller bem feito.

Para fugir dos spoilers vamos nos manter dentro dos limites da sinopse oficial da Netflix: o roteiro conta a história do arquivista Dan Turner (Mamoudou Athie), que aceita um trabalho para restaurar uma coleção de fitas de videocassete danificadas de 1994.

Ao recuperar o trabalho da documentarista Melody Pendras (Dina Shihabi), é atraído para a investigação de uma perigosa seita nos apartamentos Visser. Dessa forma, com a ação  a desenrolar-se entre estas duas cronologias, Dan vai lentamente ficando cada vez mais obcecado com descobrir o que aconteceu a Melody.

Em 8 capítulos de aproximadamente 1 hora de duração, a série vai nos carregando por uma trama  misteriosa, cheia de reviravoltas que, por sinal, já fez muito sucesso no podcast, em 2016, quando Marc Sollinger e Daniel Powell ganharam uma legião de fãs com sua história assustadora e intrigante.

O material interessantíssimo já no podcast foi adaptado para a série por uma equipe “dos sonhos” para o gênero terror que inclui  a diretora Rebecca Thomas e a roteirista e produtora Rebecca Sonnenshine, ambas com a maravilhosa “Stranger Things” no currículo. 

E já que a série mostra um personagem que restaura velhas fitas VHS, o roteiro acabou concentrando diversas  citações ao cinema que na década de 80 finalmente chegava às casas das pessoas através delas. Assistindo, você vai lembrar de uma porção de filmes que hoje fazem parte da historia do cinema e mais, são ingredientes substanciosos do caldo formador da chamada cultura nerd/geek e vão desde obras primas de terror como “O Bebê de Rosemary” (68) ao sucesso acachapante do pseudo documentário “A Bruxa de Blair” (99), “Arquivo 81” tem esse charme extra para cinéfilos, nerds e todos os que curtem o sempre divertido universo geek.

Preste atenção especialmente nas tiradas sensacionais do Mark (Matt McGorry), o podcaster e melhor amigo do Dan Turner, um bem vindo alívio cômico para a barra pesada do clima de terror da série.

É claro que o final tem aquele “gancho” que vai te deixar esperando ansiosamente pela segunda temporada.

É necessário dizer que nem a Netflix, nem os produtores confirmaram nada ainda… mas a gente sabe que a receptividade a “Arquivo 81” deve logo nos trazer novidades. 

Adriana Maraviglia

@drikared

Assista ao trailer de “Arquivo 81”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).