“O Matemático” – cinebiografia mostra a criação da bomba H
|Chega aos cinemas, nesta quinta-feira (02/09), “O Matemático”, a cinebiografia de um brilhante matemático judeu polonês que teve uma participação importante na equipe de cientistas que trabalharam na criação da bomba H, a arma mais destrutiva criada pelo homem.
A produção conjunta de Alemanha/Polônia/Reino Unido leva para as telas o relato do livro autobiográfico de Stan Ulam (Philippe Tlokinski), “Adventures of a Mathematician”, um jovem e brilhante imigrante polonês que dá aulas em Cambridge, que repentinamente vê sua vida mudar completamente ao ser convidado para fazer parte de uma equipe de cientistas convocados a trabalhar no ultra-secreto “Projeto Manhattan”, em uma base no meio do deserto, no Novo México.
Dirigido e adaptado pelo alemão Thor Klein, o filme oferece ao público a oportunidade de acompanhar de perto o momento em que os EUA chegam ao topo de seu poderio bélico por ter sido o primeiro país a utilizar armas nucleares contra um inimigo, em uma guerra.
Aliás, mais do que se concentrar apenas no drama vivido pelo cientista, o roteiro de Klein faz questão de deixar bem claro que o uso de bombas nucleares sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que matou centenas de milhares de civis, serviu muito mais como uma mera demonstração de força dos EUA do que uma necessidade real da guerra que já tinha terminado três meses antes na frente europeia.
Um poderio bélico que logo seria alcançado pelos russos e se transformaria em uma ameaça constante sobre o mundo inteiro pelas próximas décadas.
Discutindo de forma sensível e sincera, o filme mostra Ulam e seus colegas envolvidos pelos dilemas morais por terem possibilitado que se desse o pontapé inicial em uma absurda corrida por poder que moveria EUA e URSS, dando às duas potências mundiais, a absurda capacidade de destruir várias vezes todo o planeta, e a possibilidade de matar milhões de pessoas de uma só vez.
Completam o elenco de “O Matemático”: Esther Garrel, Sam Keeley, Joel Basman, Ryan Gage, Sabin Tambrea e Mateusz Wieclawek.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “O Matemático”: