Novo filme de Costa-Gavras desvenda os corredores do poder
|Nesta quinta-feira (12) chega aos cinemas brasileiros “Jogo do Poder”, o novo filme do cineasta Costa-Gavras, que expõe tudo o que acontecia nas salas do poder econômico da União Européia enquanto o novo governo da Grécia tentava negociar uma saída para uma crise econômica sem precedentes, em 2015.
Baseado no livro “Adultos na Sala: Minha Batalha Contra o Establishment”, escrito pelo próprio ministro da economia Yanis Varoufakis (Christos Loulis), que havia sido recém empossado junto com o primeiro ministro Alexis Tsipras (Alexandros Bourdoumis).
O novo governo de esquerda, que era oposição ao governo anterior, elegeu-se prometendo trazer de volta a economia do país que naquele momento estava em frangalhos, ainda sofrendo os fortes efeitos da crise provocada pela quebradeira de bancos americanos em 2008, a chamada “Crise dos Subprimes”.
Costa-Gavras é um dos grandes mestres do cinema e ficou conhecido por obras políticas como “Z” (1969) e “Desaparecido: Um Grande Mistério” (1982). Novamente, o diretor coloca sob seus holofotes a situação política da Grécia e, desta vez, em um filme que carrega junto o espectador pelos corredores do poder e o deixa presenciar as reuniões que aconteciam a portas fechadas para negociar dívidas impagáveis do país com a União Europeia e seus braços financeiros.
Sem muita pirotecnia visual, o filme é bastante competente ao causar indignação mostrando em detalhes e com todas as cores a falta de disposição de banqueiros e agentes públicos para buscar soluções que não passem por continuar passando o “rolo compressor” sobre a população grega, já bastante prejudicada pela austeridade imposta pelo governo anterior, jogando o país na miséria.
“Jogo do Poder” é um filme que todo mundo deveria assistir porque ele ajuda a ter uma dimensão do valor que políticos e banqueiros, agarrados aos mandamentos do neoliberalismo, costumam dar ao bem estar e à própria vida humana.
Vocês podem ainda não ter visto esse filme, mas já sabem muito bem o caminho de pedras reservado a qualquer agente público que tente proteger a população da fúria por dinheiro de líderes que se comportam muito mais como abutres.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “Jogo do Poder”: