Indicado da Rússia ao Oscar 2021 estreia hoje nos cinemas
|Estreia hoje nos cinemas brasileiros “Caros Camaradas!: Trabalhadores em Luta” (2020), o representante que foi indicado pela Rússia ao Oscar 2021, na categoria Melhor Filme Internacional, mas acabou ficando de fora da lista final de candidatos da premiação.
Dirigido e roteirizado pelo prestigiado Andrei Konchalovsky, o filme parte de uma história real de um massacre acontecido em 1962, na cidade industrial de Novocherkassk, na União Soviética, quando trabalhadores de uma fábrica que entraram em greve por causa de aumentos de preços, foram assassinados por ordem do governo, durante um protesto.
A grande novidade do roteiro é a de contar a história a partir da ótica de Lyudmila (Julia Vysotskaya), uma mulher, membro do Partido Comunista que acredita e defende com unhas e dentes todos os ideais socialistas, mesmo depois de testemunhar o banho de sangue em que Svetka (Yuliya Burova), sua própria filha, desaparece.
A elegante fotografia em preto e branco é assinada por Andrey Naydenov e a direção de arte recria em detalhes um momento crucial em que aquele cenário da União Soviética já aparenta ser muito único e exótico para o restante do mundo, isolado para fora de suas fronteiras.
A interpretação da atriz Julia Vysotskaya consegue surpreender e emocionar enquanto acompanhamos a trajetória de uma personagem que continua fiel a seus ideais políticos mesmo depois de descobrir que pessoas e instituições são muito diferentes do que ela poderia imaginar.
Vale lembrar que a história do massacre só ficou conhecida depois do fim da União Soviética, já que o governo prendeu muita gente e manteve tudo fora da imprensa.
“Caros Camaradas!: Trabalhadores em Luta” precisa ser visto como um documento histórico, o resgate de um momento muito importante, em que os ideais comunistas de igualdade começavam a se mostrar cada vez mais uma utopia impossível de ser alcançada.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “Caros Camaradas!: Trabalhadores em Luta”: