“Anna” convida a discutir os relacionamentos abusivos no palco
|Chegando aos cinemas nesta quinta (24), “Anna”, o novo filme do diretor Heitor Dhalia (“O Cheiro do Ralo”) traz para as telas uma discussão que vem ganhando aspectos cada vez mais expressivos nos últimos tempos: os relacionamentos abusivos no mundo artístico.
Movimentos como o #MeToo e #TimesUp que a partir de 2006 ajudaram a tirar do poder dezenas de diretores e produtores de Hollywood, dando visibilidade ao abuso que era praticado contra as mulheres dentro do ambiente do Cinema e da Televisão.
Em “Anna”, a ação se muda para uma companhia de teatro, onde Arthur (Boy Olmi), um diretor experiente e consagrado decide fazer uma nova montagem para a clássica “Hamlet”, a ser encenada pelo jovem elenco de sua companhia.
O filme que tem uma bonita fotografia feita por Azul Serra, coloca o público no palco, muito perto dos atores e com o direito de sentir em primeira mão todo o sofrimento deles que parecem tentar aceitar os gritos e abusos do diretor principalmente por acharem que, por ele ser consagrado e ter a fama de gênio, podem ganhar um impulso extra em suas carreiras.
Mas não é bem assim, logo Arthur escolhe no meio do grupo a jovem e inexperiente Anna (Bela Leindecker) para o papel de Ofélia e o que inicialmente parece um simples cuidado para ajudar a garota a “dar conta” de toda visceralidade que a personagem exige, vai ganhando contornos cada vez mais cruéis e absurdos.
Cada vez mais obcecado, Arthur grita com Anna sobre o palco, humilhando-a de todas as formas diante de seus colegas de elenco, mas nunca diz o que espera que ela faça, deixando-a em uma situação difícil.
Os abusos deixam o restante do elenco perturbado, mas nenhum dos outros atores parece realmente disposto a comprar a briga para proteger a garota, talvez todos tenham medo de perder uma grande chance de ganhar visibilidade.
O filme da Heitor Dhalia é cru a ponto de parecer abusivo com seu elenco, mas acerta em cheio ao discutir um problema que continua acontecendo nos palcos e estúdios pelo mundo.
Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade
Assista ao trailer de “Anna”: