“Anna” convida a discutir os relacionamentos abusivos no palco

ANNA - FOTO: REPRODUÇÃO

Chegando aos cinemas nesta quinta (24), “Anna”, o novo filme do diretor Heitor Dhalia (“O Cheiro do Ralo”) traz para as telas uma discussão que vem ganhando aspectos cada vez mais expressivos nos últimos tempos: os relacionamentos abusivos no mundo artístico.

Movimentos como o #MeToo e #TimesUp que a partir de 2006 ajudaram a tirar do poder dezenas de diretores e produtores de Hollywood, dando visibilidade ao abuso que era praticado contra as mulheres dentro do ambiente do Cinema e da Televisão.

Em “Anna”, a ação se muda para uma companhia de teatro, onde Arthur (Boy Olmi), um diretor experiente e consagrado decide fazer uma nova montagem para a clássica “Hamlet”, a ser encenada pelo jovem elenco de sua companhia.

O filme que tem uma bonita fotografia feita por Azul Serra, coloca o público no palco, muito perto dos atores e com o direito de sentir em primeira mão todo o sofrimento deles que parecem tentar aceitar os gritos e abusos do diretor principalmente por acharem que, por ele ser consagrado e ter a fama de gênio, podem ganhar um impulso extra em suas carreiras.

Mas não é bem assim, logo Arthur escolhe no meio do grupo a jovem e inexperiente Anna (Bela Leindecker) para o papel de Ofélia e o que inicialmente parece um simples cuidado para ajudar a garota a “dar conta” de toda visceralidade que a personagem exige, vai ganhando contornos cada vez mais cruéis e absurdos.

Cada vez mais obcecado, Arthur grita com Anna sobre o palco, humilhando-a de todas as formas diante de seus colegas de elenco, mas nunca diz o que espera que ela faça, deixando-a em uma situação difícil.

Os abusos deixam o restante do elenco perturbado, mas nenhum dos outros atores parece realmente disposto a comprar a briga para proteger a garota, talvez todos tenham medo de perder uma grande chance de ganhar visibilidade.

O filme da Heitor Dhalia é cru a ponto de parecer abusivo com seu elenco, mas acerta em cheio ao discutir um problema que continua acontecendo nos palcos e estúdios pelo mundo.

Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “Anna”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).