Uma fábula de Natal à brasileira: “Tudo Bem no Natal que Vem”
|Chegou na semana passada à Netflix uma das produções da gigante do streaming para a temporada de festas natalinas neste atípico 2020: “Tudo Bem no Natal Que Vem”.
O filme reedita uma parceria de sucesso, com grande aceitação do público brasileiro, entre o comediante Leandro Hassum, o roteirista Paulo Cursino e o diretor Roberto Santucci, que já rendeu “O Candidato Honesto” (2014), “O Candidato Honesto 2 (2018), e a franquia “Até Que a Sorte Nos Separe”.
Embora o Natal seja um tema de apelo universal, e a distribuição do filme para 190 países comprova isso, existe um extra de graça nas piadas de Hassum que se referem ao universo dos natais brasileiros de sempre.
O “tio do pavê”, o “Especial do Roberto Carlos”, até a onipresente uva passa; criam aquele ambiente caótico da família reunida ao redor de uma refeição insanamente calórica, especialmente no tórrido clima de dezembro, em um país tropical e o resultado é uma identificação imediata com todos nós que já passamos e ainda passaremos por muitos natais iguais aos descritos pelo filme.
O roteiro conta a história de Jorge (Leandro Hassum), um homem que faz aniversário na véspera de Natal e, por isso, odeia as festas. Em uma comemoração em família, Jorge sofre um acidente e por um estranho fenômeno, passa a viver um Natal após o outro.
Embora a temática seja parecida com a de “O Feitiço do Tempo” (93), em que o personagem fica preso no mesmo dia, em um looping, o roteirista apresentou uma solução bastante criativa para a trama que garantiu o envolvimento emocional do público, tanto na comédia, como no drama que também dá as caras na produção.
Também no elenco, Elisa Pinheiro, Louise Cardoso, José Rubens Chachá, Danielle Winnits, Rodrigo Fagundes, entre outros, ajudam Hassum a contar a história.
Seja fazendo rir ou chorar, “Tudo Bem No Natal Que Vem” oferece aquele “quentinho” no coração de que tanto estávamos precisando, depois de um ano tão ruim, mas tão ruim, que sequer nos deu abraços.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “Tudo Bem no Natal que Vem”: