Um plano contínuo através do pesadelo da guerra

Uma história contada ao diretor Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial pelo avô dele, um dos combatentes dessa guerra, transformou-se no roteiro de “1917”, filme que chega amanhã aos cinemas brasileiros.

Dois jovens, Cabo Blake (Dean-Charles Chapman) e Cabo Schofield (George MacKay) precisam conseguir levar um aviso a um grupo de 1600 soldados que estão avançando pelo território inimigo, em um ataque que os fará cair em uma armadilha.

A história é heroica, mas trivial em filmes sobre guerras. O que a tira do lugar comum é a forma como ela foi filmada.

A fotografia de Roger Deakins se une a edição de Lee Smith para criar a ilusão de um plano contínuo, sem cortes, do início ao fim. Não é também uma novidade no cinema, o Mestre Alfred Hitchcock usou esta técnica em “Festim Diabólico” (1948), em um filme que se passava dentro de um apartamento. A diferença agora é que a ação atravessa um campo francês em guerra.

Esse ponto de vista da câmera dá ao público uma sensação única de imersão. A impressão de quem assiste ao filme é a de estar ali, no meio do completo caos, lado a lado com os dois jovens soldados que precisam encontrar forças para completar aquela missão.

Tudo é aflitivo, lama, ratos, corpos destroçados, o diretor atira o público no pesadelo da guerra e não tem como deixar de ficar torcendo para que essa mensagem consiga chegar ao seu destinatário evitando ainda mais mortes e sofrimento.

No elenco também estão Colin Firth, Mark Strong, Benedict Cumberbatch e Richard Madden.

Sam Mendes, vencedor do Oscar em 1999 com “Beleza Americana”, conseguiu mais uma vez.
Fez um dos melhores filmes do ano e com ele já levou para casa 2 dos 3 Globos de Ouro a que foi indicado, exatamente os mais importantes da premiação, o de Melhor Direção e Melhor Filme e pode repetir o feito no Oscar onde está na lista de indicados em 10 categorias.

Adriana Maraviglia
@drikared

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).