Manchester à Beira-Mar: Um filme brilhante sobre o sofrimento da perda

“Manchester à Beira-Mar” é um dos fortes concorrentes ao Oscar 2017 e provavelmente um dos filmes mais tristes a disputar os prêmios, em toda história do cinema.

Lee Chandler (Casey Affleck) é o zelador de um condomínio de prédios, em Boston, tem um cotidiano absolutamente sem horizontes, até que é chamado a voltar a Manchester by the Sea, sua cidade natal, a fim de cuidar do enterro de Joe Chandler (Kyle Chandler), seu irmão mais velho, que morreu precocemente e lá descobre que foi indicado por ele para ser o tutor legal de Patrick (Lucas Hedges), seu sobrinho adolescente.

O diretor Kenneth Lonergan, que tem um longo currículo como dramaturgo e roteirista, apresenta em seu segundo longa metragem uma história trágica, que vai se construindo lentamente diante de nossos olhos, enquanto acompanhamos Lee em sua viagem de volta a um passado de muito sofrimento.

Tudo isso, sem apelar para o melodrama simples e usando de uma forma surpreendente cada elemento, do cenário gelado à sensação claustrofóbica do quartinho em que Lee vive.

Com um elenco, que, surpreendentemente, expressa suas dores em poucas palavras, com olhares ou suspiros silenciosos que chegam a nos fazer engasgar, do lado de cá da tela.

Com intervenções pontuais da trilha sonora, que intensificam ainda mais o arco dramático, “Manchester à Beira-Mar” é um filme que precisa ser visto.

Mas é preciso avisar que é bem difícil sair da sala de cinema sem levar para casa um pouco daquela dor.

“Manchester à Beira-Mar” foi indicado a seis Oscars: melhor filme, melhor diretor (Kenneth Lonergan), melhor ator (Casey Affleck), melhor atriz (Michelle Williams), melhor ator coadjuvante (Lucas Hedges) e melhor roteiro original.

Indicado para cinco prêmios no Globo de Ouro, o filme conseguiu levar apenas o de melhor ator para Casey Affleck.

Adriana Maraviglia
@drikared


Assista ao trailer de “Manchester à Beira-Mar”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).